Pra Começar 2018 – Jogue a seu favor de César Souza!

Oi, gente! Tudo bem?

Não sei vocês, mas todo fim de ano eu tiro um tempo criando um resumo do que vivi nos últimos 365 dias e faço um balanço mental e, em seguida, crio metas para o ano seguinte. Tudo assim simples mesmo. Mas este ano eu vivi uma fase muito especial da minha vida e senti necessidade de mudar algumas coisas. A principal delas: melhorar a minha gestão pessoal!

Quando não temos uma gestão muito legal da nossa vida, as coisas acabam seguindo o fluxo ‘’deixa a vida me levar’’ e muito das metas pensadas se perdem. Os objetivos do ano acabam dando a vez para o velho ‘’o que cair na rede é peixe’’ e isso pode gerar muita frustração pelo simples fato de não ter existido um planejamento. E aí, amigos, por mais que a gente fuja, planejar é preciso!

 

‘’Não há santo que ajude quando não temos clareza sobre aonde queremos chegar.’’ Souza, César.

 

Quem trabalha com internet como eu, costuma ter o lado criativo bem mais aflorado. E a animação/criatividade as vezes é tanta que a gente se perde e justamente por saber que preciso melhorar isso, passei a estudar sobre o assunto. E ler sobre planejamento e gestão está me fazendo um bem tão grande que quero compartilhar com vocês algumas descobertas!

Estudar é preciso, compartilhar o que se aprende também!

 

Pouco antes do natal, li um livro chamado ‘’Jogue a seu favor – Vire a sorte trabalhando por conta própria’’ de César Souza. Um livro fácil de ler com cerca de 150 páginas, contando os anexos finais. O autor, César Souza, é o mesmo de um livro bem famoso chamado ‘’Você é do tamanho dos seus sonhos’’ e considerado um dos principais especialistas em estratégia empresarial do país. Eu ainda não li este outro livro mas entrou na minha lista de próximas leituras!

 

livro jogue a seu favor. cesar souza (2)

 

Neste livro, o autor conta a história de Maria Ceres, uma mulher que perdeu o emprego e que depois de algumas entrevistas frustradas passa a pensar na possibilidade de empreender e ter o próprio negócio. Além de compartilhar os dramas pessoais da personagem, podemos acompanhar todo o momento de indecisão e dificuldade de definir qual será o seu negócio. Para isso, ela não busca somente ter uma boa idéia, ela quer ter um ‘’Plano de Negócio com Alma’’. E é aí que o livro passa a ser bem interessante.

 

livro jogue a seu favor. cesar souza (1)

 

O autor apresenta, de forma bem didática, ferramentas simples e necessárias para se empreender e te faz pensar em como avaliar se o tipo de negócio se adequa a sua realidade, como identificar o seu público e definir o seu posicionamento de mercado, como analisar a sua necessidade de estrutura, fraquezas e como avaliar os seus resultados. Como o próprio autor diz:

 

‘’Plano de Negócio com Alma é uma espécie de mapa de navegação, um waze do empreendedor.’’ Souza, César.

 

Isso vale para todas as pessoas de todas as áreas! Independente de ser empreendedor ou não, você precisa, no mínimo, saber ser um bom gestor de si mesmo! E os exercícios do livro com certeza podem te ajudar. Aliás, sejamos sinceros, a economia do nosso país está frágil, muitos estão perdendo o emprego e não podemos deixar para ‘’pensar’’ somente na dificuldade. O estudo nos prepara inclusive para evita-la ou nos antecipar!

Como aproveitar ao máximo a leitura!

 

A minha sugestão é que você leia desde o início fazendo comparações com a sua vida pessoal, pois a história da personagem vai te ajudar com algumas de suas respostas e te incentivar a colocar as ideias no papel.

Eu terminei a leitura cheia de ideias e com algumas folhas preenchidas com um planejamento que já está facilitando minha vida. Não é um exercício fácil e nem muito legal de início, mas é importante se você quer crescer e sair da zona de conforto. Agora, meu planejamento e organização acontecem de forma mais leve e natural! Vale a pena! Você realmente passa a jogar a seu favor!

 

O livro pode ser facilmente encontrado em livrarias e lojas online por cerca de R$29,90.

 

Agora quero saber de vocês: quem também tem esse propósito para este ano?

 

Beijos, Li!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s